Minha passagem pelo Laboratório de Inclusão da STDS

por Syssa Lopes
Ex-estagiária do Laboratório de Inclusão, licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atual professora da rede de ensino público do município de Fortaleza.

logo_lab_facebook trans

“Gostaria de agradecer imensamente a esta equipe MARAVILHOSA que existe há 29 anos e se constitui resistência na inclusão de pessoas, com seu processo seletivo muito sério e rigoroso. Tive a oportunidade de ser a primeira mulher trans a trabalhar no laboratório e fiquei extremamente FELIZ em saber que também entrou um homem trans.

A equipe teve toda uma preocupação, cuidado e dedicação, antes e durante a minha participação. Se atentaram ao nome social em todos os documentos e respeitaram a minha identidade de gênero. Quando houveram questionamentos de alguns setores de uma trans estar trabalhando na STDS (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social), logo eles fizeram uma ação de combate à transfobia.

No país que mais mata pessoas trans e no Estado que é o terceiro em números de assassinatos, incluir esse público num órgão estadual é um ato de resistência. A média de vida desse público é de 36 anos contra 73 anos do restante da população, 40 por cento dos assassinatos desse público ocorrem no Brasil.

Para as pessoas trans, muitos direitos são negados, como o acesso à saúde, trabalho e educação. Então, poder mostrar a nossa capacidade é uma grande oportunidade. Do que adianta resistir à escola e universidade se não seremos aceitos no mercado de trabalho? Por isso, o Laboratório de Inclusão está de parabéns por nos abrir as portas e mostrar que é possível sim convivermos com as diversas diferenças. Só tenho mesmo o que me orgulhar e levar esta experiência por toda minha vida.

Hoje estou formada em licenciatura de Filosofia, graduanda em Letras e pós graduanda em Língua Portuguesa e Literatura. Retifiquei nome e sexo, e estou trabalhando na rede municipal de educação de Fortaleza.

Agradeço a atenção, acompanhamento, carinho e feedbacks. Vocês nos dão um grande aprendizado de liderança, sabem motivar os colaboradores e estão sempre abertos a nos ouvir. Sem mais, PARABÉNS equipe.”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s